Conheça a Campanha

Veja abaixo um pouco sobre a história da campanha e seu funcionamento!

Nossa história

A Campanha USP do Agasalho teve sua primeira edição em 2007, sendo um projeto que ocorreu todo ano desde então e está agora em sua 14ª edição. Seus fundadores viram a necessidade de ajudar as entidades e moradores mais carentes que sofrem com o frio rigoroso do inverno sãocarlense. Tudo começou com 8 estudantes que arrecadaram cerca de 1500 peças de roupas. Hoje, contamos com mais de 90 membros na organização da Campanha, fora os voluntários, que ajudam pontualmente nos nossos eventos e, com relação ao número de peças arrecadadas, atingimos o incrível marco de 60.000 peças em 2019.

Com o crescimento e expansão da Campanha USP do Agasalho, criou-se uma identidade única que nos diferencia dos demais grupos de extensão, na Campanha enfatizamos muito a questão do voluntariado porque achamos que é algo que, além de ajudar muito a cidade e as pessoas mais necessitadas, ajuda muito no seu desenvolvimento como cidadão. Quando chegamos em São Carlos como estudantes, pensamos muito em nós mesmos, porém quando nos envolvemos com trabalho voluntariado, essa percepção muda. Paramos de pensar apenas no que é interior a nós, e começamos a pensar no exterior. Cria-se um senso de comunidade e coletividade. Começamos a pensar em como nossas decisões influenciam a comunidade ao nosso redor e criamos a preocupação de tentar deixar o ambiente ao nosso redor um lugar melhor para todos. Deste modo, temos valores, missão e visão bem definidos.

Processo de Organização e Trabalho

As arrecadações da Campanha começam um mês após o início do semestre letivo, mas o trabalho tem início muito antes. Começamos o semestre buscando patrocínios e parceiros para a Campanha e verificando possíveis pontos de coleta pelo campus e pela cidade. Além disto, já vamos entrando em contato com as instituições da região para sabermos suas necessidades. Uma vez que as arrecadações começam, há mais de 60 pontos de coleta distribuídos pela cidade, de onde recolhemos as roupas doadas, triamos e doamos de acordo com o perfil das pessoas atendidas por cada instituição. Também há um trabalho muito intenso de divulgação para que a comunidade conheça a nossa campanha de roupas e nossos eventos, como o “Saída às Ruas”, onde batemos de porta em porta por mais de 20 bairros da cidade para arrecadar ainda mais roupas, e o “Bazar Cultural”, que consiste em um dia de bazar e diversas atividades gratuitas, lúdicas e culturais para a população sãocarlense.

Triagens

A triagem é o momento em que separamos as roupas arrecadas para que elas sejam entregues da melhor forma possível. Essas roupas são separadas em diversas categorias que vão desde agasalhos femininos e masculinos, camisetas de manga longa e manga curta, a calças jeans, bermudas e até mesmo sapatos e acessórios em geral. Muitas dessas roupas  não vêm em condições de uso por estarem muito rasgadas ou por estarem muito sujas, então essa separação também é feita durante a triagem para que seja possível descartar essas peças. É um evento bem grande que atraí cerca de 80 voluntários ao todo e é aberto a qualquer um que queira ajudar.

Visitas

Durante o semestre visitamos várias instituições e entidades que ajudamos. Essas visitas são um modo de os membros da Campanha interagirem e conhecerem melhor as pessoas que nós ajudamos e é um dos meios pelo qual podemos doar nosso tempo para aquelas pessoas. Nessa visitas fazemos diversas atividades, brincadeiras, conversamos, e, principalmente, criamos conexões para toda a vida.